quinta-feira, 21 de maio de 2009

GRUPO DE CAPOEIRA DO PROFESSOR MATA




Tudo começou quando em 1994, em visita a sua terra natal, o capoeirista Mata teve a idéia e/ou sonho de formar uma escola de capoeira em sua cidade


Desta forma, no ano de 2000 foi fundada a Escola de Capoeira em Jardim do Serido. A iniciativa teve de pronto a aprovação da comunidade local. As inscrições foram um sucesso, inúmeras crianças, adolescentes e jovens matricularam-se e tiveram a sua iniciação na arte afro-brasileira.


A partir de então, o grupo de Capoeira de Jardim do Seridó passou a desenvolver atividades como aulas de capoeira, instrumentos como atabaques, agogôs, pandeiros e berimbaus, aulas e ensaios de danças e artes cênicas como samba de roda, maculelê e puxada de rede.


Nesses quase 10 anos de trabalho o grupo de capoeira de Jardim do Seridó vem atraindo mais adeptos dessa arte, isso, devido aos satisfatórios resultados obtidos pelo desenvolvimento dos projetos sócio-culturais empreendidos pelo professor Mata.


Em se tratando de apresentações culturais, o grupo de capoeira do professor Mata já participou (e participa) de várias apresentações e festivais tanto em nosso município como também em outras cidades do Rio Grande do Norte e Paraíba. Desses festivais pode-se citar o Seridozão de Capoeira realizado em Jardim do Seridó-RN, que teve início em 2003 e que hoje tornou-se o maior encontro de capoeiristas do Seridó. Um bom exemplo disso, foi o Seridozão que ocorreu em setembro de 2008 na Casa de Cultura Popular de Jardim do Seridó, evento o qual contou com a presença de aproximadamente 300 capoeiristas dos estados do Nordeste, além da participação de atletas do Japão e da Alemanha.


Ultimamente, o grupo de Capoeira de Jardim do Seridó sobrevive graças a algumas pessoas que vendo as contribuições que tal projeto traz tanto para o município como para os seus habitantes, principalmente para as crianças e adolescentes, tornam-se padrinhos de alguns desses jovens capoeiristas, contribuindo com uma pequena mensalidade para as despesas da prática da arte afro-brasileira como camisas, obtenção de instrumentos de percussão e berimbaus, manutenção do espaço físico e despesas extras quem venham a ocorrer.


Atualmente as aulas do Grupo de Capoeira do Professor Mata são ministradas no horário noturno na Casa de Cultura de Jardim do Seridó.


Se você se interessa em participar ou ser um padrinho da capoeira, entre em contato com o professor Mata às quartas feiras à noite na Casa de Cultura de Jardim do Seridó ou no celular: 99040840.

Nenhum comentário:

Postar um comentário