sexta-feira, 26 de junho de 2009

MESTRE ANTÔNIO JOSÉ DOS SANTOS: “ANTÔNIO CAPITÃO” – NEGROS DO ROSÁRIO DE JARDIM DO SERIDÓ-RN



O senhor Antônio José dos Santos, conhecido popularmente como “Antônio Capitão”, nasceu em Jardim do Seridó a 20 de agosto de 1960, era pertencente a família “Caçote”, que juntamente com os “Negros da Boa Vista” foram os pioneiros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário (criada em 1863) na então Vila do Jardim (Atualmente cidade de Jardim do Seridó), era filho da Srª Maria Ana dos Santos e do Sr. José Paulino dos Santos (que era “Pifeiro” e “Capitão de Lança” do grupo).

Seguindo as tradições de seus ascendentes, “Antônio Capitão” entrou para a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da cidade de Jardim do Seridó por volta de 1972, com doze anos de idade.

Iniciou-se no grupo folclórico como “lanceiro” (integrante que dança com o espontão, espécie de lança com fitas coloridas), porém, segundo depoimento do próprio “(...) sempre que precisava de uma pessoa pra tocar um bombo, uma caixa ou se apresentar com a bandeira da Irmandade, lá estava eu, sempre disposto a ajudar, a única coisa que eu não fazia era tocar pífano”.

A partir da década de oitenta (não se sabendo o ano exato), Seu Antônio passa a ser “Capitão de Lança” e alguns anos depois assume a função de “Chefe da Irmandade” (repassada a ele pelo Sr. Ludugero, antigo Chefe da Irmandade), ostentando então desse momento em diante os dois títulos/funções.

Desde que assumiu as funções acima expostas, “Antônio Capitão” passou a realizar diversas ações com o intuito de suscitar o desenvolvimento cultural e a continuidade da expressão folclórica em Jardim do Seridó.

Desta forma, o chefe da Irmandade desenvolve ações voltadas para a disciplinarização dos integrantes dos Negros do Rosário, transmissão de conhecimentos acerca das tradições culturais pertencentes ao referido grupo e trabalhos fundamentais para a manutenção do espaço físico (Casa do Rosário), tudo isso de forma voluntária e por amor a agremiação cultural a qual representa.

Sob sua liderança, os Negros do Rosário já se apresentaram - além de Jardim do Seridó - em diversas cidades do Rio Grande do Norte e também da Paraíba. Dentre elas podemos citar: Natal, Mossoró, Currais Novos, Caicó, Serra Negra do Norte, Carnaúba dos Dantas, São João do Sabugi, São José do Seridó, Parelhas, Ouro Branco, Santana do Seridó, Santa Luzia-PB, Várzea-PB e São José do Sabugi-PB.

Esta é uma homenagem  ao Mestre Antônio José dos Santos: “Antônio Capitão”.

Por: Antônio Júnior (Junhão)

A CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ É PARCEIRA DA CASA DE CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário