terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CULTURA VIVA E SEUS DIFERENTES GENÊROS



“Teatro é a arte de expressar sentimentos, momentos e idéias. É a construção de um “sim” ou um “não”. É a representação de um sonho ou de uma realidade. (Patrícia Cristina, componente do GTCV).

O Centro Educacional Felinto Elísio – CEFE passou a atender a todas as necessidades educacionais do município de Jardim do Seridó, merecendo aqui pôr em destaque a “Feira da Cultura” ocorrida nos dias 02, 03, e 04 de outubro de 1991, em que o colégio seguindo uma proposta interdisciplinar, uniu professores e alunos em trabalhos culturais.

A proposta de desenvolver as artes cênicas surgiu no 2º ano científico sob a coordenação da professora de Português e Literatura, Mílvia Araújo. A apresentação da peça teatral ocorreu no dia 04/10/1991, marcando o encerramento da exposição.

Os alunos emocionados ao sucesso inesperado da peça “A Feira” da autora Maria de Lourdes Nunes Ramalho, resolveram transformar este trabalho cultural em grupo de teatro, afastado da escola, devido ao desinteresse do colégio em prosseguir com a proposta. Nestas perspectivas o Grupo Teatral Cultura Viva, adotou como data de fundação o dia 04/10/1991 e em seguida foi criado o estatuto e a bandeira, que representaria a marca simbólica do grupo.

Os trabalhos que consagraram o grupo em jardim do Seridó e em outras localidades circunvizinhas foram, além da “Feira”: “Que Mundo é Esse”; “Sertão em Dimensão” do ex-presidente e fundador do grupo Rômulo Azevedo da Silva; “Bete Balanço”; “Êxodos”, do professor e dramaturgo Francisco Félix Filho e a apresentação dos 400 anos de Natal. Outros trabalhos foram direcionados com questões educativas, no âmbito da saúde com temas polêmicos: DSTs e AIDS, Dengue, Reciclagem de Lixo, etc.

Desse modo os diferentes gêneros dramáticos assumidos pelo “Cultura Viva”, desdobraram-se em torno das tragédias e comédias. Coerentes com o estilo realista, os personagens encenados e vividos pelo GTCV, usaram sempre uma linguagem popular, com expressões que pertencem ao léxico, ao vocabulário de outras regiões, principalmente o Nordeste do Brasil.

Por Mônica Sabino


A CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ É PARCEIRA DA CASA DE CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário