segunda-feira, 30 de novembro de 2009

NOVA OFICINA DE TEATRO É REALIZADA NA CASA DE CULTURA






A Presidente da Cia. de Teatro Belas Artes e a Professora Mílvia Araújo estão realizando na Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo uma nova oficina de teatro voltada para jovens de adolescentes.

A oficina tem como objetivo capacitar e revelar possíveis potenciais na área das artes cênicas, além disso, pretende-se também aumentar o número de membros da Cia. de Teatro Belas Artes.

Os Alunos dessa oficina terão a oportunidade de participar juntamente com atores veteranos do teatro de Jardim do Seridó do Espetáculo Santuário dos Negros será realizado dia 30 de dezembro no adro da Casa de Cultura Popular.


A CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ É PARCEIRA DA CASA DE CULTURA

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PROFESSOR JOSÉ NILTON DE AZEVEDO - HOMENAGEADO DA BIBLIOTECA DA CASA DE CULTURA DE JARDIM DO SERIDÓ


José Nilton de Azevedo nasceu em Jardim do Seridó, filho de Francisco Vitalino de Azevedo e Adelvina Inácia de Azevedo. Concluiu o ensino fundamental no Grupo Escolar Antônio de Azevedo e o ensino médio no Ginásio Comercial Arnaldo Bezerra, na vizinha cidade de Parelhas. Aos 27 anos obteve êxito no vestibular na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para cursar História no Campus de Caicó, onde recebeu seu diploma acadêmico de licenciatura plena em dezembro. Dedicou grande parte de sua vida a pesquisas históricas, entretanto, tinha outros afazeres profissionais, como: serigrafista, contador, historiador, professor, funcionário público municipal e estadual, tendo exercido suas funções como professor no Ginásio Comercial Prof. Jesuíno Azevedo (CNEC) e no Centro Educacional Felinto Elísio (CEFE) lecionando várias disciplinas. Como funcionário municipal, exerceu o cargo de coordenador geral da Secretaria Municipal de Educação e Cultura desta cidade, cargo que só deixou de exercer após sua morte em 03 de agosto de 2002.

Como historiador, nos deixou 4 obras sendo 2 já concluídas, são elas: Um passo a mais na História de Jardim do Seridó e Vultos Populares, e 2 em fase de conclusão.

Informações cedidas pela sua Filha Richielle


A CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ É PARCEIRA DA CASA DE CULTURA

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

NEGROS DO ROSÁRIO EM JARDIM DO SERIDÓ-RN



Na segunda metade do século XIX, o território que atualmente corresponde a cidade de Jardim do Seridó-RN, passava por um momento de extrema transformação, objetivando o conhecimento e o reconhecimento daquele espaço enquanto uma cidade. Em 1856 fora criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Azevedo, padroeira do lugar e, em 1958 a Povoação da Conceição foi elevado à categoria de vila, com o nome de Villa do Jardim. A criação da freguesia significou que aquele território agora possuía autonomia administrativa, sobretudo em assuntos religiosos, pois se encontra sobre a responsabilidade de um pároco. Especificamente, a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Azevedo teve como primeiro pároco o padre Francisco Justino Pereira de Brito, que transformou a diminuta capela em igreja matriz, trabalho este concluído em 1862.

Com a ereção de um templo mais suntuoso, chegava para habitar em um dos altares laterais, a imagem de Nossa Senhora do Rosário; cujo culto no Brasil e em Portugal é realizado principalmente pelos negros, libertos ou cativos, conforme aponta os estudos de Julita Scarano (1975). Nesta óptica, a partir de 1863 um grupo de negros liderados por Joaquim Antônio do Nascimento e, tendo como primeiro batedor de caixa Luiz Joaquim de Santana, tambor-mor Marcelino da Boa Vista e capitão de lança Francisco do Logradouro, teve início às festividades em louvor a Nossa Senhora do Rosário na Villa do Jardim, hoje cidade de Jardim do Seridó-RN. Porém, a criação de uma sociedade religiosa, reconhecida pela Igreja e também pelo Estado, através do laço que unia estas duas instituições, o Padroado, só aconteceu em 1885, quando a Assembléia Legislativa da Província do Rio Grande do Norte aprovou o compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Cidade do Jardim, através da Lei Nº 951 de 16 de abril de 1885.

Esta Lei ou compromisso dispõe sobre a estrutura que a Irmandade da Virgem do Rosário deveria seguir. O artigo 1º institui a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição “cuja Imagem está collocada na igreja matriz desta cidade”; enquanto que os incisos seguintes dispõem sobre as pessoas que deveram fazer parte desta grei, devendo haver “um juiz, uma juíza, por eleição, um thesoureiro, um procurador e um escrivão”. Cabendo ao tesoureiro, dentre outras funções, “determinar de accordo com a mesa a solenidade da Santa, segundo os dinheiros existentes em seu poder”. As solenidades são celebradas nos dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de cada ano, sendo que nas festas de Nossa Senhora do Rosário em Jardim do Seridó-RN, também se venera São Sebastião.

Todos os momentos destas festas contam com a presença dos Negros do Rosário, dançando com suas bandeiras e espontões (bastão enfeitado com fitas coloridas em sua extremidade), ao som das caixas, tambores e pífaros. Segundo o antropólogo Veríssimo de Melo, a dança do espontão é “própria da festa, pois não ouvimos semelhante noutros folguedos populares no Estado. Interessante é que não cantam nada. Tocam e dançam apenas, improvisando passos, gingando” (Melo, 1964, p. 11). A Irmandade é formada por dois grupos de negros: os da comunidade rural Boa Vista dos Negros localizada no município de Parelhas-RN e os de Jardim do Seridó-RN, também chamados de “Caçotes”, apelido herdado por uma família de cor.

A singularidade destas festas se faz notar, principalmente, na noite do dia 31 de dezembro, pois as altezas reais e suas cortes fazem distinção, vestidos a caráter, assistindo aos atos litúrgicos no presbitério do altar-mor. É neste dia que acontece o ritual de coroação dos “reis negros”, cujo ritual acontece no exterior da Igreja e é antecedido por um encontro dos dois grupos de Negros do Rosário que compõe a Irmandade, dividindo as posições do reinado: Rei Perpétuo e Rainha Perpétua, Rei do Ano e Rainha do Ano, Juiz Perpétuo e Juíza Perpétua, Juiz do Ano e Juíza do Ano, Escrivão e Escrivã, Presidente e Presidenta e, igualmente o grupo de pífaros, tambores e saltadores. O Rei e Rainha, “Perpétuos”, seguram as coroas que foram conduzidas em procissão pelos “Guardas de Honra” e, sem nenhuma proclamação, colocam-nas sobre as cabeças dos novos reis. Aos aplausos dos presentes, segue a homenagem da Banda de Música Euterpe Jardinense, que toca um dobrado exclusivo para os negros coroados de reis; enquanto estes, incomodados pelo peso das coroas feitas de bronze procuram acomodá-las à cabeça. Ao reinado, são reservados os melhores locais na Igreja e participam dos atos litúrgicos, como novena, missa e procissão.

Já no dia primeiro de janeiro, “dia da festa” em Jardim do Seridó-RN, logo pela manhã, a Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário se reúne em “Mesa”, para deliberar os assuntos referentes à congregação e proceder à eleição dos reis que assumiram os cargos na próxima festa; é certeza de que esta tradição ancestral sobreviverá. A corte reunida se põe em procissão, juntamente com os Negros do Rosário, até a Igreja onde é celebrada a Missa Solene da Festa, seguida de almoço da Irmandade em uma das residências da “elite jardinense”. À tarde, realiza-se a grande procissão de encerramento da festa, apresentação dos reis eleitos e decidas das bandeiras dos santos cultuados.

Por: Diego Marinho de Gois
Bacharel e Licenciado em História pela UFRN

Se você quiser saber um pouco mais sobre a Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário de Jardim do Seridó acesse: negrosdorosario.blogspot.com


CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ É PARCEIRA DA CASA DE CULTURA

terça-feira, 24 de novembro de 2009

AVISO

A Coordenação da Associação Cultural dos Amigos da Casa de Cultura Poeta Antônio Antídio de Azevedo avisa que hoje, dia 24 de novembro de 2009, haverá reunião da referida instituição no edifício da Casa de Cultura Popular.

Desde, agradecemos a presença de todos.

A CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ É PARCEIRA DA CASA DE CULTURA

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

MAIS UMA NOITE CULTURAL DOS AMIGOS DA CASA DE CULTURA É REALIZADA NA CASA DE CULTURA POPULAR











Aconteceu neste último domingo, dia 15 de novembro de 2009, mais uma Noite Cultural dos Amigos da Casa, evento que é promovido pela Associação Comunitária Cultural dos Amigos da Casa de Cultura Poeta Antônio Antídio de Azevedo no auditório da referida Casa.

Esse projeto tem como objetivo realizar um trabalho de valorização e divulgação da cultura local por meio dos agentes e grupos culturais que atuam na cultura artística de Jardim do Seridó.

O evento supracitado contou com a participação da Bandinha de Flauta Doce da Escola Municipal Maria Lourdes que tem como regente o jovem músico Smith (Bintinho), a dança de Rua com Marinildo e apresentação pela Cia. de Teatro Belas Aretes da Peça "Quem Tem a Fé Tem a Cura", com texto de Gilvana e adaptação para cordel de Marcos Jardim.

A Noite Cultural dos Amigos da Casa contou com a cobertura total da Rádio Cabugi do Seridó ,através do conceituado repórter José Wilson.

A CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ É PARCEIRA DA CASA DE CULTURA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O responsável pelo blog da Casa de Cultura esclarece e justifica aos seus internautas que o blog ficou sem ser atualizado durante esse período devido o referido organizador estar participando do I FÓRUM POTIGUAR DE PONTOS DE CULTURA, realizado em Natal.

A CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ É PARCEIRA DA CASA DE CULTURA DE JARDIM DO SERIDÓ

sábado, 7 de novembro de 2009

AVISO

Avisamos as pessoas que participaram do ciclo de palestras promovidas pelos SEBRAE, Câmara Municipal de Vereadores de Jardim do Seridó e Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo que as declarações de participação já estão disponíveis na Casa de Cultura Popular. Procure Junhão (agente de cultura) para pegar a sua.


A CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ É PARCEIRA DA CASA DE CULTURA

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

IMAGENS DO CURSO DE BISCUIT QUE ESTÁ SENDO REALIZADO NA CASA DE CULTURA DE JARDIM DO SERIDÓ












A CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ É PARCEIRA DA CASA DE CULTURA