sábado, 14 de maio de 2011

ERA UMA VEZ NA TERRA DA CONCEIÇÃO

O PODER DOS OLHOS DELA

Marcos Jardim

O que levou Antônio de Azevedo Maia Neto a enveredar-se pras bandas do Vale do Jaguaribe e ser vaqueiro de um padre?

Eu aposto nos olhos.

Os olhos de Úrsula Leite de Oliveira, irmã do padre Cosme.

Garanto que qualquer cristão que aprecia as profundezas de um olhar encantador, é capaz de embrenhar-se de mato adentro, levando nos peitos os perigos da caatinga, só para se “mostrar” diante de tal encantamento.

Não seria um barbatão ou qualquer novilha desgarrada que iria atrapalhar a ventura de uma paixão: “Esse Neto é um danado!”.

E lá está ele (ou eu, ou você, ou qualquer um), amansador de bicho brabo, seduzido pelos arreios invisíveis de um olhar agateado.

Úrsula é uma das responsáveis pela disseminação da boniteza que marca, ainda hoje, a beleza das mulheres de nossa terra.

Com o passar do Tempo, os olhos foram se misturando num mar de cores preciosas. Porém, o feitiço do olhar permanece em variantes tonalidades arrebatadoras: começando pelo verde puxado para o azul– e aí você se perde na natureza de pedras raras – chegando até uma cor de mel que se desmancha num néctar embriagador.Ao cabra que não tem coragem de se apaixonar, vai aqui um conselho: é melhor não olhar.

 _________________
Antônio Neto e Úrsula casaram-se em idade avançada para a época: ele com, aproximadamente, 27 anos e ela, em torno de 22. Basta lembrar que o pai de Antônio Neto, Antônio de Azevedo Maia Júnior (fundador de Jardim do Seridó), casou com 17 e sua mãe, Micaela Dantas Pereira, com apenas 13 anos de idade.
Antônio de Azevedo Maia Neto (nasceu em 1785 em Conceição – Hoje Jardim do Seridó-RN)
Úrsula Leite de Oliveira (nasceu em 1790 no Vale do Jaguaribe-CE)
Teve o último filho com 50 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário